12 junho 2006

Sideways

Há filmes Merlot, e filmes Pinot Noir. Há pessoas Merlot, e pessoas Pinot Noir.

Sideways é um filme que desperta paixões. Isso sempre acontece quando um filme mais denso ou com uma proposta mais ousada acaba fazendo sucesso. Toda uma populaçãoo acostumada a enredos que simplesmente contam uma história que não necessite de interpretação é subitamente exposta a um filme metafórico, e sai sem entender o que houve, o que o diretor quis dizer, onde fica a beleza da obra. Gente que assiste Triplo X ou Múmia, e que vai com o mesmo preparo assistir a uma jóia como Sideways.

Sideways é uma enorme metáfora. O vinho é só um plano de fundo, um veículo para mostrar a sensibilidade do autor sobre as diferenças entre as pessoas. Pessoas são como uvas. Há pessoas que só querem fazer na vida o que valha realmente a pena, que questionam tudo, que sempre param para pensar. Essas pessoas são como Miles, ou ainda, são como a uva Pinot Noir, que não cresce em qualquer lugar, exige cuidado, dedicação. E há pessoas que só passam por esta vida sem parar para pensar, sem questionar, apenas seguindo seus instintos, fazendo o que acham que deve ser feito e nunca ficando inseguros se fizeram o certo ou não. Esse é o jeito de Jack, e de tantos outros, e da uva Merlot, que pode produzir um vinho razoável, mesmo que seja plantada num lugar esdrúxulo ou de maneira descuidada.

As pessoas Pinot Noir são tristes, dão trabalho. Mas têm uma diferença das pessoas "Merlot" como Jack, e essa diferença é que quem é Pinot Noir vai sempre viver a vida fugindo da mediocridade, sempre buscando o que há de mais belo, de mais inteligente, de mais honesto.

Como saber se uma pessoa entendeu o que Sideways quis dizer
Basta perguntar se ela sabe o que é metáfora. Se não souber, já complica. Há grandes chances dela ter ido ver o filme querendo apenas ver uma historinha sendo contada, não diferenciando as Múmias da vida dos filmes que querem ir mais além.

Há filmes Merlot, e filmes Pinot Noir.