25 março 2005

Filme: "Fomos Heróis"

Filme de hoje: "We Were Soldiers" (Fomos Heróis, 2002), com Mel Gibson.

É um bom filme, mas não chega a ser um clássico, por excesso de clichês e falta de criatividade. Segue alguns elementos do clássico de Kubrick "Nascido Para Matar", em três aspectos principais:
- o assunto é a guerra do Vietnã
- a primeira parte é sobre o treinamento, ainda no quartel nos EUA, e na segunda acontece o combate propriamente dito.
- tenta mostrar o lado vietnamita, com personagens reais no lado militar, com diálogos e tudo, fugindo um pouco do aspecto "guerreiros amarelos sem face e sem alma" que a maioria dos filmes de Vietnã tenta passar. Se bem no Kubrick isso se resume a mostrar "quem era o franco-atirador", mas tudo bem.

Segue a receita do divisor de águas "Resgate do Soldado Ryan", com violência explícita em altas doses. Alguns diálogos ruins. Excesso de religião e patriotismo. É baseado num fato real, relatado no livro "We Were Soldiers" pelo próprio Coronel Hal Moore.

Mostra bastante a cagada que foi a intervenção norte-americana no Vietnã, com falta de informações sobre o inimigo, excessiva interferência externa nas decisões militares que deveriam ser puramente técnicas, e principalmente o envolvimento "gradual", aumentando o número de pessoas e os recursos envolvidos apenas depois que algo tinha dado errado. No caso do filme, mostra-se o primeiro grande combate entre o exército regular do Vietnã do Norte e os americanos, ainda em 1964.

Dados técnicos: http://www.imdb.com/title/tt0277434/